terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Magnetismo – Eletroímãs

Integrantes :
Adriana Rodrigues de Souza
Amanda Mendonça
Mariana Hessel Pantolfi

Materiais
▪ Parafuso
▪ 7 metros de fio de cobre
▪ 2 pilhas recarregáveis (1,5v cada)
▪ Fita isolante
▪ Clipes


O eletroímã é um ímã que funciona a partir da eletricidade. É utilizado pelas indústrias de reciclagem para transportar metais e carrocerias de carros, pois pode levantar toneladas. Neste experimento, porém, utilizaremos pilhas, que possuem menos força e são mais seguras.

Procedimento
Para fazer o eletroímã, enrolou-se o fio de cobre no parafuso, dando diversas voltas. As pontas foram descascadas e uma delas foi conectada a um pólo de uma das pilhas, que estavam ligadas por fita isolante. Para ligar o eletroímã, foi necessário conectar a ponta restante do fio ao outro pólo da pilha. Aproximou-se o eletroímã dos clipes para comprovar o seu poder de magnetismo.

Esquema: O parafuso, enrolado pelo fio de cobre conectado às pilhas.

Resultado
O eletroímã foi aproximado dos clipes, levantando ao todo 20. Isso comprovou a propriedade magnética do ferro, quando percorrido por eletricidade.
Conclusão
O grupo conclui que, para o eletroímã funcionar, é necessário que haja eletricidade. Quando a corrente elétrica percorre o fio, a tensão aumenta e forma-se um campo magnético. Soltando o fio de cobre dos pólos da pilha, quebrando assim a corrente, o parafuso perde a sua propriedade magnética.

Adaptado de : www.feiradeciencias.com.br