domingo, 15 de novembro de 2009

Rampa CG – Utilizando o Campo Gravitacional

Ciência Globalizada

Integrantes:
Gabriel Felippini Rossetti
Juliana Valadario Dié Pereira
Mariana Valadario Dié Pereira
Monalisa Gonçalves da Silva

Materiais Necessários:
Isopor
Caminhão de Brinquedo
Barbante
Garfos
Palito de Dente
Alimento à Escolha

Procedimento:
Primeiro, pegue o isopor e faça uma espécie de rampa, com medidas que você escolhe. Você pode apoiar essa rampa em qualquer lugar, onde fique uma verticalização razoável, ou então cortar outros pedaços de isopor para montar uma espécie de ‘escorregador’.
Por detrás do caminhão, amarre bem forte um barbante cordado na medida ideal, que é o tamanho da distância que o caminhão percorre antes de cessar seu movimento no chão. Amarre a outra extremidade do barbante em uma parte qualquer da rampa, para permitir que o barbante contenha o movimento sozinho. Depois, coloque o alimento à sua escolha na caçamba do caminhão. Deve ser um alimento sólido e resistente, e que tenha uma base reta para permanecer parado durante o percurso, como uma maçã.
Fixe o palito de dente bem forte no alimento em questão. Una um garfo ao outra pelos seus dentes, e quando ambos estiverem bem juntos (com um peso único), equilibre a peça no palito de dente fixado no alimento. Geralmente, conseguirá isso tentando achar o ponto certo, que estará no meio, onde os dentes de um garfo encaixam no outro.
Então, basca empurrar o caminhãozinho de brinquedo bem de leve, e ir controlando sua velocidade pelo barbante. Os garfos equilibrados no palito irão balançar um pouco, mas contando que você mantenha um padrão de velocidade não muito alto, ele chegará até a outra ponta da rampa intacto.

Conclusão do Grupo:
O conceito dos bondinhos nas cidades históricas é que se usa apenas energia elétrica na hora das subidas: durante as decidas, é puro aproveitamento do campo gravitacional. A ideia do trabalho foi fazer um experimento útil, consciente e inteligente, que pode ser feito até com sucata.
O caminhão que percorre a rampa, sendo puxado até o solo, age assim graças à gravidade. A força (peso) do caminhão somada à força do que está na sua caçamba funciona como se fossem um só peso. Como a rampa é uma base estável inclinada, o caminhão é levado para algum lugar. E todas as partículas de todo conjunto funcionam aplicadas em um só ponto: seu centro gravitacional.
O mesmo ocorre no caso do garfo: todo centro gravitacional do objeto (o ponto que a gravidade age) está concentrado no seu centro. Esse centro que entra em contato com o palito, por isso o equilíbrio é tão certo e resistirá a uma decida na rampa.
O custo é baixo, pode ser feito com materiais acessíveis, não utiliza energia elétrica e qualquer um pode fazer e observar. Aproveita-se da lei da gravidade e da área onde o peso está aplicado (o CG) para obter seu resultado. Portanto, concluímos que nos dias de hoje é importante saber manipular as diversas forças e os diversos fenômenos ao nosso redor, pois isso ajuda a aprimorar nossa vida e o mundo em que vivemos.