domingo, 15 de novembro de 2009

Motor Elétrico


Nomes: Eduardo Rodrigues
Gabriel Amaral
Gabriel Bento
Juliane da Silva
Rafael de Sena


Materiais:
Um pedaço de madeira, isopor, palitos de dente, dois ganchos de ferro de varal, fonte de energia de CC, dois metros de fio de cobre, imãs e um pequeno interruptor.

Procedimento:
Para fazer a bobina que gira, pegue de um metro a dois metros de fio de cobre esmaltado (com outro fio não funciona), um objeto cilíndrico de 4cm a 7cm de diâmetro. Comece medindo 5 cm a partir do ponto e enrole todo o fio neste objeto cilíndrico, até sobrar na outra ponta 5cm (não corte o fio). Com cuidado retire o fio enrolado do objeto cilíndrico e com as pontas de sobra, dê três voltas por dentro da bobina (neste momento os dois fios que foram enrolados devem estar de lados opostos).
Pegue os ganchos de varal e fixe-os na madeira de forma que a parte curvada fique para cima com 10 cm de distância um do outro. Depois fixe outro pedaço de madeira de forma que os ganchos fiquem na horizontal. Agora apóie os fios que saem da bobina nos ganchos e aperte bem. Depois pegue outros dois fios, tire a proteção da ponta de cada um dos fios. Ligue uma ponta de cada fio em um pólo da fonte.
Para funcionar, coloque um interruptor em um dos fios e ligue as outras pontas nos ganchos fixados na madeira.

Conclusão:
A energia vem da fonte e chega aos ganchos de varal transmitindo essa energia para os fios de cobre que começam a rodar, porque os imãs se repelem. Quando ele dá meia volta, desliga sozinho, pois a parte desmaltada não conduz nenhum tipo de eletricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário